Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Dicas de jardins e hortas verticais


Dicas de jardins verticais e hortas verticais. Painéis verticais são a escolha certa para espaços como pequenas varandas, ou somente para embelezar paredes em espaços maiores. Esses jardins verticais se transformam muitas vezes em hortas. A horta doméstica livre de agrotóxicos e traz o colorido e a beleza do verde ao lar. 
 No terraço gourmet, a parede lateral tem uma horta vertical em vasinhos. Além de agradar aos proprietários do apartamento, que adoram cozinhar, as ervas e temperos dão um charme especial ao ambiente.

Na grade antiga, floreiras de latão acomodam ervas e temperos. O canteiro de pedriscos ajuda a drenar a água excedente da rega evitando doenças, como a dengue.
 
Inúmeros blocos de concreto forram o muro neste projeto assinado pela arquiteta Regina Adorno. Os vários nichos acomodam espécies de fácil manejo e de pleno de sol.
 Inspirado numa treliça, o painel vertical abriga uma coleção de vasinhos com espécies variadas. Suspensos por ganchos, podem ser retirados para manutenção ou remanejados de acordo com a necessidade de cada planta.
No painel de madeira, feito com uma treliça vertical, foram acomodadas espécies perenes - como a orquídea chuva-de-ouro, o chifre-de-veado e o peixinho. O projeto é da arquiteta e paisagista Juliana Freitas.
A pequena Sophia deixa os brinquedos para curtir o jardim. Ao fundo, as orquídeas chuva-de-ouro e a falenópsis dão um toque de cor ao painel vertical de madeira, que recebeu um chuveirão.

















O modelo de horta vertical é ideal para pequenos espaços. Além do painel, é necessário “forrar” a parte de traz da estrutura com fibra de coco, que irá servir como vedador natural e ainda irá manter a terra e as plantas sempre no local adequado. Anne Phillips criou um modelo de horta vertical que ocupa apenas o espaço de meia parede.






A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Os resíduos descartados ganham uma utilidade diferente da original.  

 No corredor, as toras de eucalipto fixadas na parede sustentam minivasos de alumínio com ervas e temperos. Leves, esses vasos são ideais para serem pendurados. Na composição, aparecem no tom original ou pintados de vermelho e azul.
A horta em caixas de aço galvanizado com pintura eletrostática tem hera, lavanda, pimenta, manjericão e hortelã, além de salsinha nos minivasos.
 Na coluna com nichos, que fica na área de serviço do apartamento, é possível colocar vasinhos de terracota com ervas e temperos.
Sobre a bancada da cozinha, os temperos mais usados para preparar os alimentos foram plantados em vasos dispostos como em uma escadinha. Charmoso e prático.




Nenhum comentário:

Postar um comentário